terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Idéias Que Valem

Há um bom tempo eu era mais um descontente e desanimado eleitor brasileiro. Cheio de vontade de ver as coisas acontecerem, mas vendo muito pouco. Observando o dia-a-dia nota-se que não são poucos os que estão insatisfeitos com as políticas brasileiras.

Sabe aquela sensação de que as coisas vão mal mas não se vê uma solução? É assim que me sentia quando tentava pensar em soluções para o meu povo ou qualquer outro povo.

Pois bem, agora tudo mudou. Consigo enxergar um horizonte político. As idéias não soam mais incoerentes ou violentas. Agora tenho compartilhado de idéias de liberdade, de anarquismo. Liberdade para viver sem governos ou Estados.

Estão surgindo idéias políticas em torno do axioma da não iniciação da agressão. Ou seja, em uma sociedade realmente livre o Estado não possui o direito de me apontar uma arma e dizer: "Pague-me os impostos!" Isso significa iniciar uma agressão caso eu me recuse a doar de bom grado meu suado dinheiro.

Já parou pra pensar que sem impostos não haveriam políticos corruptos, porque na verdade não haveriam mais políticos? E mesmo assim é possivel viver em sociedade, em harmonia. A anarquia caótica que agente aprende na escola pode ser substituída por uma anarquia organizada, pacífica e próspera. Isso é o que propõe o libertarianismo ou libertarismo e o anarco-captalismo - Apelidado carinhosamente de ancap. Sociedades onde até mesmo setores como justiça e segurança são privados estão sendo pensadas.

É tudo parte de um lento processo, mas quem faz parte nota rápido que é desafiador, belo e ético. Desafio você a pesquisar sobre isso e, se tiver vontade, comentar aqui.

Nenhum comentário: